Departamento de Engenharia de Materiais - USP

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Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação

PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) é uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à permanência e Formação Estudantil visando ao engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados. Clique aqui para acesso o edital completo.

Os estudantes interessados em se inscrever no Programa Unificado de Bolsas devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente. O bolsista obriga-se a dedicar-se ao desenvolvimento do projeto em ritmo adequado às atividades exigidas pelo curso de graduação durante o ano e de forma intensificada durante as férias letivas.

Somente projetos aprovados, após análise comparativa, terão bolsas atribuídas, em número definido pelo Comitê Avaliador de cada vertente.

INSCRIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS

Para a inscrição de projetos faz-se necessário os docentes acessarem o Sistema Corporativo JUNO (https://uspdigital.usp.br/juno). Inicialmente, o professor-orientador deverá indicar uma das vertentes para o projeto, a saber:

·         ensino,

·         cultura e extensão,

·         pesquisa.

Os projetos devem ser apresentados em no máximo 20 (vinte) páginas digitadas em espaço duplo. A proposta deve seguir a orientação de estruturação, como segue.

1.     Título

2.     Resumo

3.     Finalidade e relevância, com síntese da bibliografia fundamental.

4.     Objetivos

5.     Materiais e métodos, quando pertinente

6.     Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s)

7.     Resultados esperados e indicadores de acompanhamento

8.     Cronograma de execução

9.     Outras informações que sejam relevantes para o processo de avaliação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

A Pró-Reitoria de Graduação, a quem caberá gerenciar o Programa Unificado de Bolsas de Estudos, indicará os Comitês de Análises para cada uma das vertentes, como definidas no item II do Edital.

Os projetos serão avaliados e priorizados pelos Comitês, considerando sua relevância e seu potencial de impacto formativo, social, cultural e científico.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO DOS ESTUDANTES

Os estudantes interessados em se engajar em um dos projetos, respeitando os prazos estabelecidos no calendário, devem, obrigatoriamente, se inscrever por meio do Sistema Corporativo JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb) escolhendo até 2 (dois) projetos homologados pela Pró- Reitoria de Graduação.

Cabe ressaltar que, para se inscrever em projetos homologados, o aluno deve, primeiro, se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), junto à Superintendência de Assistência Social (SAS-USP), realizando todos os procedimentos necessários, inclusive entrega de documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter do programa da SAS-USP a pontuação socioeconômica.

O estudante que estiver em atuação em um projeto vigente do Programa Unificado de Bolsas deverá realizar nova inscrição caso tenha interesse em permanecer como bolsista. Não existe renovação automática. A cada edição do Programa, o estudante deve participar da classificação socioeconômica da SAS e do processo seletivo nos projetos.

PROCESSO DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES

O processo de seleção do(s) estudante(s) é de responsabilidade do professor-orientador, a quem caberá avaliar o perfil acadêmico do(s) candidato(s), sua aptidão e disponibilidade para desenvolver o projeto, bem como priorizar entre os inscritos àqueles com maiores dificuldades, por razões socioeconômicas, de permanência na Universidade de São Paulo, segundo a classificação da SASUSP.

Se os professores-orientadores julgarem pertinente poderão realizar entrevistas com os candidatos inscritos.

Estudantes inscritos que não forem inicialmente selecionados comporão uma lista de espera e poderão ser indicados para projetos com vagas remanescentes.

Professores com projetos homologados, ainda dispondo de bolsas aprovadas e sem indicação de estudantes, e que, por características de sua área, exijam que o candidato à bolsa detenha conhecimentos específicos, tendo finalizado o processo de seleção a partir da lista de inscritos e da lista de espera, poderão, em caráter excepcional e respeitando a data máxima prevista no calendário, selecionar e indicar no Sistema JUNO estudantes não inscritos anteriormente no PUB, desde que o aluno realize a avaliação socioeconômica.

CONCESSÃO DAS BOLSAS

Para o Edital 2016/2017 as bolsas iniciar-se-ão a partir de 01 de setembro de 2016 e serão em número de 6.000 (seis mil), no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sobre o qual não haverá encargos sociais.

Conforme legislação em vigor, o pagamento será realizado exclusivamente em conta corrente do Banco do Brasil com titularidade do beneficiado.

Aceite ou Recusa da bolsa de estudos

O estudante selecionado pelo professor-orientador receberá um e-mail informativo de que precisa acessar o Sistema Corporativo JupiterWeb, para “aceitar” ou “recusar” a bolsa e o compromisso a ser assumido. Neste momento o aluno para conseguir efetuar o aceite precisa ter registrado no Sistema Corporativo JupiterWeb seu CPF e as informações de conta corrente no Banco do Brasil.

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES DO BOLSISTA

A carga horária de atividades do bolsista no projeto é de 10 (dez) horas semanais, perfazendo um total de 40 (quarenta) horas mensais.

DURAÇÃO DAS BOLSAS

As bolsas de estudos, em cada edição do PUB, têm uma duração de 12 (doze) meses.

PAGAMENTO E REGISTRO DA FREQUÊNCIA

O pagamento da bolsa não configura vínculo empregatício de qualquer natureza com o estudante, nos termos do art. 82 da Lei Federal no 9394 de 20/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

TERMO DE COMPROMISSO

O bolsista terá direito a um Termo de Compromisso gerado automaticamente no Sistema Corporativo JupiterWeb e estará disponível no Sistema de forma permanente.

DESLIGAMENTO DE BOLSISTAS

A bolsa poderá ser interrompida por qualquer uma das partes, desde que ambas estejam cientes.

Constituem motivos para o desligamento do bolsista:

·         Aproveitamento escolar insatisfatório (muitas reprovações por notas ou faltas);

·         Conclusão ou abandono do curso;

·         Trancamento ou cancelamento de matrícula;

·         Rendimento insatisfatório nas atividades do projeto;

·         Impedimento relacionado com a continuidade do projeto por parte do orientador, tanto de ordem administrativa como acadêmica;

·         Descumprimento do disposto no Termo de Compromisso.

SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

As substituições de bolsistas somente serão permitidas, respeitando a data máxima prevista no calendário, por estudantes da lista de espera, exceto para o período previsto de vagas remanescentes. O bolsista substituto permanecerá vinculado apenas o tempo para completar os 12 (doze) meses da duração da bolsa.

RELATÓRIOS

Todos os alunos bolsistas, obrigatoriamente, deverão apresentar relatório final (ao final do 11º mês ou do mês de desligamento do programa) ao orientador para sua revisão, bem como inseri-lo no Sistema Corporativo JúpiterWeb (formato PDF).

O relatório pode contemplar:

1.     Introdução

2.     Objetivos

3.     Metodologia

4.     Resultados

5.     Análises

6.     Conclusões

7.     Referências

8.     Lista de divulgação dos resultados, quando for o caso

O orientador fará a avaliação do relatório de cada bolsista diretamente no Sistema Corporativo JUNO.

CALENDÁRIO - EDITAL PUB 2016/2017

·         Período Lançamento do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação – Edital 2016/2017: 17/05/2016

·         Inscrições online dos projetos, pelos docentes, no Sistema Corporativo ( https://uspdigital.usp.br/juno): 18/05 a 13/06/2016

·         Inscrição dos estudantes no PAPFE-SAS 23/05 a 22/06/2016

·         Avaliação e homologação dos projetos que atendam aos requisitos do PUB. 13/06 a 20/06/2016

·         Divulgação dos projetos homologados 21/06/2016

·         Divulgação da pontuação do perfil socioeconômico no Sistema Corporativo ( https://uspdigital.usp.br/juno): 30/06/2016

·         Inscrição online dos estudantes em até 2 projetos homologados 22/06 a 21/07/2016

·         Seleção dos estudantes inscritos nos projetos pelos docentes. 22/07 a 22/08/2016

·         Divulgação final dos projetos com a relação de estudantes selecionados 23/08 a 31/08/2016

·         Início da vigência do projeto e da bolsa 01 de setembro de 2016

·         Data máxima para indicação de bolsistas em projetos com vagas remanescentes, desde que atenda o item VI do presente Edital:  30/11/2016

·         Data máxima para substituição de bolsistas (item XIII do presente Edital): 30/04/2017

·         Data máxima para inserção, pelo estudante, do Relatório de Atividades no Sistema JúpiterWeb: 10/08/2017

·         Data máxima para avaliação, pelo orientador, do Relatório de Atividades e do desempenho do bolsista no Sistema Juno: 20/08/2017

 

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