Laboratório de Eletrônica Embarcada

Eletrônica embarcada (on-board electronics, em inglês), é a eletrônica desenvolvida para aplicações móveis (produtos da engenharia da mobilidade). Como exemplos dessas aplicações temos:  automóveis, aviões, etc. A cada dia que passa ela se torna mais presente. Em todas as partes do mundo, boa parte dos automóveis já sai de fábrica com injeção eletrônica, painéis digitais, freio ABS (anti-blocante), controle de aceleração, controle de tração, computador de bordo, alarmes, bluetooth, etc. Também a encontramos nas aeronaves (denominada aviônica), nos navios, nos trens mais modernos, nos satélites, nos submarinos e em outras não tão comuns.

Prevendo o grande desenvolvimento e diversificação da eletrônica embarcada, o Prof. Dr. Mário Pinotti Jr. criou o Laboratório de Eletrônica Embarcada (LEE) em 1991 com o objetivo de pesquisar temas relacionados com o uso da eletrônica dentro de autoveículos. Com a aposentadoria do Prof. Pinotti Jr., o LEE está sob os cuidados do Prof. Dr. Luís Carlos Passarini. Diversos mestres e doutores foram formados dentro do LEE. No LEE foram produzidas vários produtos tecnológicos que ganharam patentes. Em especial, damos destaque à tecnologia StreetLux®. O LEE dá apoio em projetos das equipes F-SAE EESC-Solid Edge e Mileage da EESC.

As portas do LEE sempre estarão abertas aos alunos que quiserem fazer sua iniciação científica lá. Os requisitos são comprometimento e vontade de aprender. No LEE as pesquisas são baseadas em desenvolvimento de software e hardware. Assim, qualquer conhecimento prévio de eletrônica digital, microprocessadores, FPGAs, linguagens C e VHDL é muito bem-vindo.

Há duas pesquisas desenvolvidas no LEE hoje:

1. Dinâmica e Controle dos Motores de Combustão Interna Automotivos

Os objetivos dessa pesquisa são:
1 - prospectar a tecnologia de controle dos motores de combustão interna;
2 - obter modelos matemáticos que representem o comportamento dinâmico dos motores automotivos e validá-los;
3 - propor e testar técnicas de controle eletrônico a fim de otimizar o desempenho do motor, diminuindo as emissões de gases poluentes, melhorando o aproveitamento do combustível consumido, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente;
4 - simulação hardware in the loop (HIL) do funcionamento do motor Otto para desenvolvimento de novas tecnologias;
5 - pesquisar e propor ou melhorar sensores e atuadores;
6 - viabilizar o uso de combustíveis alternativos;
7 - desenvolver materiais e métodos de ensino e divulgação da tecnologia para ensinar e treinar profissionais iniciantes;

Aplicaçôes:
Motores de ciclo Otto e motores de ciclo Diesel.

2. Sistemas de Controle Distribuído Via Redes de Campo (Fieldbuses)

Objetivos:
1 - desenvolver e aplicar a tecnologia do controle distribuído em sistemas industriais e urbanos;
2 - desenvolver estratégias de controle afim de otimizar o consumo de energia em sistemas industriais e urbanos;
3 - aplicar a tecnologia no desenvolvimento de distribuição de bens e serviços em redes;
4 - participar e contribuir com a evolução da normalização e certificação internacional a fim de capacitar a Universidade e prepará-la para o ensino, pesquisa e prestação de serviços nesta área;
5 - desenvolver materias e métodos de ensino, treinamento e divulgação da tecnologia.

Aplicações:
Autoveículos, indústrias, comércio, residências, prédios, hospitais e laboratórios.

Quem quiser saber mais sobre o LEE, disponibilizamos os seguintes meios de contato:

Telefone: (16) 3373-9435 (telefone do LEE)

Endereço:
Av. Trabalhador São-carlense, 400, Pq. Arnold Schimidt