INSTRUÇÕES PARA A DISCIPLINA SMM0324 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regras e estágios válidos:

O estágio curricular é supervisionado por um docente da EESC.

O estágio pode ser feito em uma ou mais empresas e deve totalizar uma carga horária mínima de 180 horas.

O número máximo de horas de estágio será de 30 horas/semana caso o aluno esteja cumprindo qualquer outra disciplina no mesmo semestre.

No caso de estágios com carga superior a 30 horas/semana, com limite de 40 horas/semana, o aluno não poderá cursar qualquer disciplina no semestre além do estágio supervisionado.

O número máximo de diferentes estágios permitidos para totalizar a carga horária mínima não deve ser maior do que três.

Os estágios de férias e trabalhos de iniciação científica não serão considerados como estágio supervisionado curricular. Trabalhos em equipes de competições técnicas Inter-Universidades  e trabalhos em Empresa Júnior podem ser utilizados cobrindo um máximo de 30 horas.

Matrícula na disciplina:

O aluno deverá verificar se existe convênio entre a EESC e a empresa na qual será realizado o estágio e se este vigente. Para consultar os convênios, clique aqui.

Caso não existe convênio firmado, clique aqui para obter o documento padrão.

O aluno deverá preencher o “Formulário de Matrícula”. Este formulário é bastante extenso, com várias informações a respeito da empresa. Para isso, utilize a checklist para coletar as informações antes do início do preenchimento.

Esse formulário irá gerar um arquivo em pdf que será encaminhado ao seu email, que irá conter os seguintes documentos:

• Plano de estágio (deverá ser impresso em 3 vias);
  •           Termo de compromisso de estágio (deverá ser impresso em 3 vias);
  •           Formulário de matrícula (imprimir 1 via);

O aluno deverá coletar as assinaturas do supervisor da empresa e da EESC. Esses documentos deverão ser entregues na Seção de Estágios da EESC para matrícula na disciplina SMM0324 – Estágio Supervisionado.

Após a matrícula na disciplina, o aluno deverá fazer o upload do Plano de Estágio no sistema e-disciplinas.

Avaliação - Método:

Ao término do estágio, o aluno deverá entregar ao supervisor da EESC os seguintes documentos:

•  “Ficha de Avaliação de Estágio”, emitida pelo supervisor da Empresa, que deverá constar: o período em que foi realizado o estágio (data de início e fim), a carga horária total realizada pelo aluno, a nota atribuída pelo supervisor da empresa e um resumo das atividades e desempenho do estagiário. Esse documento deverá ser impresso em papel timbrado da empresa e assinado pelo supervisor. É obrigatória a entrega do documento original. Não serão aceitos arquivos digitais.
  •          Relatório das atividades desenvolvidas junto à empresa. Este relatório deverá conter informações gerais sobre:

o    O estagiário;

o    A empresa: razão social, atividades fim, dados do supervisor. Seguir o modelo;

o    Atividades desenvolvidas durante o estágio, respeitando sigilos da empresa quando necessário.

Baseado nestes documentos, o supervisor da EESC preencherá a “Ficha de avaliação Acadêmica de Estágio”.

DATA MÁXIMA PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO NA SECRETARIA DO SMM PARA O 1º SEMESTRE DE 2018: 06/07/2018

Esses documentos serão analisados pelo Coordenador de Estágios do SMM que baseado nas fichas de avaliação de estágio definirá a nota final ao aluno.

Em caso de dúvidas, a documentação será encaminhada para a apreciação da CoCEngenharia de Materiais.

Resumo dos Procedimentos para realizar estágios

1.    Escolha uma empresa para fazer estágio.

2.    Verifique se a empresa escolhida tem convênio com a EESC.

3.    Providencie os documentos necessários

4.    Encontre um supervisor da EESC

5.    Entregue a documentação completa no Serviço de Estágios e faça o upload do plano de estágios no sistema e-disciplinas.

6.    A documentação é assinada pelo Presidente da CG

7.    Entregue o relatório e as fichas de avaliação na secretaria do SMM para conclusão do estágio curricular.

Todas as orientações podem ser obtidas no Site da EESC - Estágios

Secretaria do SMM - Tel: (16) 3373-8677

Serviço de Estágios e Relações Institucionais

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   -tel.: (16) 3373-8198