Departamento de Engenharia de Materiais - USP

Portuguese English French Spanish
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

 

ORIENTAÇÕES PARA TCC - SEMESTRES DE 2018 

 

 

Datas

CRONOGRAMA 2018

1ºSemestre

2ºSemestre

26/02

01/08

Início das aulas da graduação

05/03

09/08

Reunião geral com Coordenador da disciplina (Optativa)

25/04

27/09

Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina TCC (SMM0325)

29/05

31/10

Data máxima para entregar os documentos para realização da defesa do TCC

18/06

20/11

Data máxima para realização da defesa do TCC

25/06

27/11

Data máxima para entrega de todos os documentos necessários para depósito do texto na biblioteca

25/06

27/11

Reprovados: data máxima para entregar nova documentação em caso de reprovação na defesa do TCC

02/07

03/12

Reprovados: Data máxima para realização da nova defesa do TCC

01/07

06/12

Data máxima para entrega de notas pelos docentes (formandos)

06/07

06/12

Reprovados: Data máxima para realização entrega de todos os documentos necessários para depósito do novo texto na biblioteca

06/07

08/12

Encerramento das aulas da graduação

11/07

10/12

Data máxima para entrega de notas pelos docentes (alunos regulares)

 

         

Programa:  Sob a orientação de um docente da EESC o aluno deverá realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os trabalhos de Iniciação Científica com bolsa, com duração mínima de 6 meses, poderão ser usados como trabalho de conclusão de curso, o mesmo se aplica para trabalhos de estágio supervisionado que tiveram no mínimo 180 horas de duração. 

Avaliação-Método: O aluno será avaliado por sua capacidade científica, tecnológica e de comunicação e expressão através de monografia e defesa perante banca, com apresentação oral com duração máxima de 20 minutos. 

Matrícula: O aluno deverá solicitar à secretaria a sua matrícula na disciplina, através do “Formulário para Matrícula”. Este deverá ser entregue na secretaria do SMM devidamente assinado pelo aluno e orientador, respeitando a data estabelecida acima.  

O TCC: O trabalho escrito deve seguir as normas de elaboração e redação estabelecidas pela biblioteca da EESC (Normas ABNT  e Templates para TCC), disponível no site da Biblioteca da EESC e no site do SMM. É obrigatório no trabalho a ficha catalográfica (tutorial para preenchimento da ficha catalográfica), e sua estrutura deverá conter: 

·          O tema e sua importância. 

·          Os objetivos. 

·          Uma revisão bibliográfica. 

·          A metodologia Científica e Tecnológica. 

·          O desenvolvimento do projeto. 

·          Análise dos resultados. 

·          As conclusões e as recomendações para trabalhos futuros. 

·          Bibliografia consultada.

 

Formação da Banca:  A banca de defesa do TCC deverá ser formada por três membros, sendo obrigatório que dois membros da banca sejam o orientador e um docente da USP. O terceiro membro poderá ser um especialista externo à USP, com no mínimo título de mestre. 

Entrega do TCC e formulários Defesa: O aluno deverá entregar na secretaria do SMM com no mínimo vinte dias de antecedência da data da defesa três vias impressas e encadernadas (encadernação simples – espiral) da monografia e os formulários gerados através do preenchimento do “Formulário de Defesa do TCC”, com indicação da data e hora da defesa, devidamente preenchido e assinado.   

O aluno deverá entrar em contato com a secretaria para a reserva de uma sala para a realização da defesa. Não é permitida a defesa do TCC fora do Departamento de Engenharia de Materiais

Cadastro da Nota no sistema Júpiter:  O cadastro da nota na disciplina SMM0325 – Trabalho de Conclusão de Curso está condicionada à entrega da monografia em sua versão final, com as correções sugeridas pela banca caso necessário, em arquivo PDF (salvo em CD), na secretaria do SMM até o último dia do período letivo, com os formulários “Formulário de Defesa de TCC”, preenchido e assinado por todos os membros da banca, e Formulário para Publicação no Acervo Digital da EESC”, para publicação no acervo digital da EESC.

Avaliação-Critério: Nota da monografia igual ou superior a 5,0 (cinco), por todos os membros da banca. A nota final só será cadastrada no sistema Júpiter mediante a entrega da versão definitiva da monografia (em formato PDF salvo em CD e com os devidos formulários)

Norma de recuperação: não há 

Bibliografia: Será recomendada pelo Orientador.

  

Templates para TCC 

Ficha Catalográfica  

Normas ABTN 

Tutorial para preenchimento de ficha catalográfica

 

 

 

 

 

Cactus Web | Criação de Sites