Departamento de Engenharia de Materiais - USP

Portuguese English French Spanish
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

Grupo de Tenacificação de Materiais Poliméricos

Histórico do grupo

O grupo de Tenacificação de Materiais Poliméricos teve seu início em 2011. O grupo tem buscado sua consolidação através do desenvolvimento de projetos envolvendo a tenacificação de polímeros biorreabsorvíveis para aplicações na área médica e de poliolefinas.

Parque de equipamentos

  1. Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) modelo 8000 da Perkin Elmer
  2. Análise Termodinâmica-Mecânica (DMA) modelo 8000 da Perkin Elmer
  3. Índice de Fluidez do Fundido (MFI) MI-2 da Göttefert
  4. Injetora
  5. Extrusora de 25 mm e L/D de 25

Líderes do grupo

Prof. Dr. Marcelo A. Chinelatto

Técnico auxilia o grupo

Ricardo Gomes pereira

Resumo das experiências dos docentes (Resumo CNPq)

Engenheiro de Materiais formado pela Universidade Federal de São Carlos nas modalidades Materiais Poliméricos e Cerâmicos (1990), Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Professor Adjunto junto ao Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 1996 a 2002. Supervisor técnico do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 2002 a 2011, onde atuou na caracterização e análise de falhas de polímeros. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisadores (IC, Mestrado, Doutorado) atuais

Marcos Nicolino (IC)
Raíssa Fonseca (IC)
Pablo Felipe Marins Finotti (Mestrado)
Ricardo Demarchi Foresto (Mestrado)

Projetos de pesquisa em andamento (órgão de fomento)

Estudo da morfologia e propriedades mecânicas de blendas PLA/PCL compatibilizadas e não-compatibilizadas (Projeto de Apoio aos Novos Docentes da USP – Pró-Reitoria de Pesquisa).
Análise da influência das condições de processamento na morfologia e propriedades mecânicas de blendas PP/TPE não-compatibilizadas. (Projeto de Apoio aos Novos Docentes da USP – Pró-Reitoria de Pesquisa).

Cactus Web | Criação de Sites