Haroldo Cavalcanti Pinto - Metais

Materiais Metálicos

Graduação: Engenharia de Materiais, Ênfase Metais
Technische Universität Berlin, Alemanha 2001
Doutorado Direto: "Effect of Temperature and Environment on the Deformation Mechanisms of Austenitic Steels during Cryogenic Wear"
Technische Universität Berlin, Alemanha Junho 2005
Pós-Doutorado: Technische Universität Wien, Áustria (2005-2006)
Líder de Grupo de Pesquisa, Max-Planck Institut für Eisenforschung GmbH, Alemanha (2006-2009)

Áreas de Interesse

Graduação: Metalurgia Física e Tecnologia e Metalurgia da Soldagem
Pós-Graduação: Soldagem, Conformação Mecanica e Engenharia de Superfície

Áreas de Pesquisa

Metalurgia Física
Processos Metalúrgicos de Fabricação (Soldagem, Conformação Mecânica, Engenharia de Superfície)
Novos Acos (TWIP/TRIP), Ligas de Mg, Ligas Especiais (Ni, Inoxidáveis), Recobrimentos PVD
Tensões Residuais e Textura Cristalográfica

Coordenador:

1. Projeto BNDES-FUNTEC (2012-2015)
    Recobrimento para Anéis de Pistão com durabilidade estendida obtidos através de plasma de elevado impulso
    Convênio: MAHLE Metal Leve S.A.
    Valor: R$ 3.463.708,00
  2. Projeto FAPESP Jovem Pesquisador N° 2010/11391-2 (2011-2014)
    Junção por Fricção e Mistura Mecânica em Ligas Tixofundidas de Magnésio de Alto Desempenho
    Valor: US$ 202.019,28 + R$ 223.193,40